O Hospital Universitário de Nantes é o sexto maior hospital universitário francês, entre os 10 hospitais universitários reconhecidos como “altamente empenhados na investigação”. O CHU-Nantes ocupa o 9º lugar em termos de publicações científicas na classificação nacional SIGAPS e o 7º lugar em termos de participação em ensaios clínicos na classificação nacional SIGREC. Até à data, o CHU-Nantes participou em mais de 2 000 ensaios clínicos, 20 % dos quais patrocinados pelo CHU-Nantes, envolvendo mais de 20 000 doentes.
O Instituto de Doenças Digestivas (IMAD) reúne mais de 300 clínicos (gastroenterologistas e hepatologistas), cirurgiões digestivos especializados em adultos e crianças, pessoal de saúde, investigadores, pessoal de laboratório, professores e estudantes para fazer avançar a gestão das doenças hepáticas e digestivas dos pacientes. Um dos principais eixos de investigação do IMAD é a gestão dos doentes com lesões pré-cancerosas do aparelho digestivo superior (incluindo a vigilância, a deteção precoce e o tratamento dos cancros gastro-esofágicos precoces). O centro dispõe de uma via especificamente dedicada aos doentes, à recolha de amostras de soro e de amostras histológicas de mais de 200 doentes com lesões pré-cancerosas gástricas, com dados de acompanhamento a longo prazo.
O centro está envolvido em vários estudos nacionais e internacionais no domínio das lesões pré-cancerosas gástricas e do cancro gástrico, incluindo o estudo FREGAT (base de dados clínico-biológica dedicada aos cancros do esófago e gástrico). Todos estes dados e recolha de amostras serão partilhados com o AIDA. O centro está envolvido em investigação fundamental e translacional em colaboração com a Unidade de Investigação em Imunologia (INSERM 1064 em Nantes) sobre o papel da resposta imunitária na carcinogénese gástrica. Estes dados poderão ser integrados no projeto em fases posteriores. A equipa tem experiência na gestão de doentes com lesões pré-cancerosas gástricas e na gestão do cancro gástrico avançado, sendo um dos maiores e mais activos centros de Oncologia Digestiva na região de Loire Atlantique, em França. Além disso, o centro possui uma especialização específica em oncogenética, o que facilita o recrutamento e a gestão de doentes com risco acrescido de cancro gástrico.