O Departamento de Saúde Pública do Erasmus é um líder mundial em modelos de decisão para a avaliação de intervenções de rastreio do cancro. Os resultados da investigação no domínio dos danos/benefícios e da relação custo-eficácia tiveram um impacto direto nos programas nacionais de rastreio do cancro nos Países Baixos, nas recomendações da Preventive Services Task Force dos Estados Unidos para vários rastreios do cancro e nos programas e orientações internacionais de rastreio.
Há muitos anos que o Departamento de Gastroenterologia se tem destacado na investigação de alta qualidade sobre o cancro gástrico. Nos últimos anos, o departamento tem trabalhado na investigação de factores associados à progressão da metaplasia intestinal gástrica.
O estudo PROREGAL (Progression and Regression of Precancerous Gastric Lesions) foi iniciado em 2009 e é um estudo de coorte prospetivo em curso em seis hospitais (um académico, cinco regionais) nos Países Baixos e um hospital regional na Noruega. A coorte inclui 308 pacientes com lesões gástricas pré-malignas com um tempo médio de seguimento (FU) de 48 meses. Para cada endoscopia de controlo, estão disponíveis informações clínicas, dados endoscópicos e dados patológicos. Os resultados deste estudo e os dados subjacentes serão disponibilizados à AIDA.